Pular para o conteúdo principal

O OVO já te seduziu?


O Ovo é um alimento muito consumido, seja frito, cozido, batido, ou ainda na composição de outros alimentos como bolos, tortas  e etc. 


Durante muito tempo o ovo foi visto um “vilão”, onde se acreditava fazer mal à saúde pela quantidade de colesterol presente na gema.


Hoje em dia o ovo é considerado como um super alimento, apresentando benefícios até mesmo em patologias neurológicas, como o Alzheimer (1).

O ovo representa uma proteína de alto valor biológico e contém vários nutrientes essenciais. Na gema do ovo por exemplo estão presentes carotenoides (luteína e a zeaxantina) que auxiliam na proteção da retina (2). Além disso, é um dos poucos alimentos fonte de colina, um nutriente extremamente importante para o cérebro à melhora a memória e cognição, além de gerar benefícios para o coração, músculos e fígado (3). Também é considerado fonte de várias outras vitaminas e minerais.

Mas e o colesterol na gema?

A preocupação da grande maioria era pela quantidade de colesterol presente na gema do ovo, que poderia estar associada a doenças coronarianas e índices de colesterol elevado. No entanto, estudos comprovam que não há relação entre o consumo de ovos com doenças cardiovasculares ou elevação dos níveis de colesterol em indivíduos saudáveis (4-7). A maior parte da produção de colesterol ocorre no fígado. Essa produção depende diretamente da quantidade de colesterol presente no organismo, isto é, ocorre uma regulação/equilíbrio entre o colesterol hepático (produzido pelo fígado) e o ingerido. Portanto, quando a ingestão de colesterol é menor do que o organismo necessita, o fígado contribui para uma maior produção do mesmo, e quando sua ingestão é maior, o fígado diminui a produção endógena de colesterol (8).

Não deixe o OVO fora de seu cardápio

Podemos então considerar que o consumo regular de ovos é seguro para a saúde, sendo umexcelentealimentorico em proteína, vitaminas e minerais essenciais à saúde, além de promover praticidade e versatilidade.

Deixe seu e-mail e receba novos conteúdos quando postados.

Bibliografia:

1- Ylilauri, M.P. et al. Associationofdietarycholesterolandeggintakeswiththeriskofincidentdementiaor Alzheimer disease: theKuopioIschaemic Heart DiseaseRiskFactorStudy. American JournalofClinicalNutrition; 105(2): 476-484, 2017.
2- Handelman GJ, Nightingale ZD, Lichtenstein AH, Schaefer EJ, Blumberg JB (1999). Luteinandzeaxanthinconcentrations in plasma afterdietarysupplementationwitheggyolk. Am. J. Clin. Nutr. 70:247-251.
3- Zeisel SH (2000). Choline: needed for normal developmentofmemory. J. Am. Coll. Nutr. 19(5):528S-531S.
4- Dawber TR, Nickerson RJ, Brand FN, Pool J (1982). Eggs, serumcholesterol, andcoronaryheartdisease. Am. J. Clin. Nutr. 36:617-625.
5- Nakamura Y, Okamura T, Tamaki S, Kadowaki T, Hayakawa T, Kita Y, Okayama A, Ueshima H (2004). Eggconsumption, serumcholesterol, andEggconsumption, serumcholesterol, and cause-specificandall-cause mortality: theNationalIntegrated Project for ProspectiveObservationof Non-communicableDiseaseand its trends in theaged, 1980 (NIPPON DATA80). Am. J. Clin. Nutr. 80:58-63.
6-Katz DL, Evans MA, Nawaz H, Njike VY, Chan W, Comerford BP, Hoxley ML (2005). Eggconsumptionandendothelialfunction: a randomizedcontrolled crossover trial. Int. J. Cardiology 99:65-70.
7- Qureshi AI, Suri MFK, Ahmed S, Nasar A, Divani AA, Kirmani JF (2007). Regular eggconsumption does notincreasetheriskofstrokeand cardiovascular diseases. Med. Sci. Monit. 13(1): CR1-8
8- NELSON, D. L.; COX, M. Lehninger – Princípios de Bioquímica. 3ª Edição. São Paulo: Sarvier, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACNE E ALIMENTAÇÃO

Você está quase pronto (a) para sair, se olha no espelho, vê uma bolinha avermelhada e diz: “Puuuts, uma espinha logo agora??”  Creio que a maioria das pessoas já passaram por isso. Mas como controlar a acne? Isso é possível com a alimentação? A acne pode ser causada por diversos fatores: hormonais, genéticos, psicológicos, inflamações, infecções e até mesmo alterações na microbiota intestinal. Falando de alimentação, sabemos que determinados alimentos estimulam a produção de alguns hormônios que podem gerar acne e que o aparecimento da acne está fortemente relacionado com o aumento da atividade da glândula sebácea.  O QUE EVITAR DE COMER? As pessoas que possuem acne devem controlar a ingestão de leite e derivados, pois estes estimulam o aumento de IGF-1* e de insulina. Elevações dos níveis de insulina levam ao aumento da concentração de IGF-1, proporcionando uma maior atividade da enzima 5-alfa-redutase* que converte a testosterona em um hormônio mais po...

Sou Nutricionista e amo o que faço

Sou Antonio Felipe Contiero de Souza, nasci no dia 12 de junho de 1995 em Valinhos, concluí o ensino fundamental e o ensino médio pela rede SESI de estudo. Sou graduado em nutrição pela Universidade Paulista (UNIP). Tomei a decisão de me tornar nutricionista devido a minha paixão por bem estar e vida saudável. A recuperação, promoção e manutenção da saúde me amarra, me anima muito, bem como tudo que envolve vida com prosperidade, principalmente mental e física, pois com isso temos força para lutar por nossos objetivos. Sem amor e sem servir não é possível viver Amo o que faço e quero contribuir para que cada vez mais pessoas em qualquer faixa etária, com suas rotinas diárias, entendam e possam usufruir de uma vida plena, que valia a pena em todos os sentidos... A incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a obesidade, diabetes, hipercolesterolemia, entre outras, tem aumentado significativamente, relacionando-se diretamente com a ausência de ...

Afinal, a cafeína ajuda no emagrecimento?

Cafeína e sua atuação na perda de peso Suplementos considerados termogênicos são muito utilizados por praticantes de atividade física. São compostos por substâncias que agem em conjunto: extrato fitoterápicos com ação lipolítica e termogênica, ervas diuréticas, tendo como substância base a cafeína anidra. Entre os vários efeitos da cafeína sob o organismo está sua ação nos adipócitos (células que armazenam gordura), onde age no mecanismo intracelular da lipólise, ou seja na QUEBRA de gordura. Desafio O processo de queima de gordura é complexo, onde primeiro é preciso que haja a QUEBRA da gordura (triacilglicerol) em ácido graxo no tecido adiposo para que depois aconteça a QUEIMA de gordura (β-oxidação) nas mitocôndrias, onde é então utilizada como energia. Nesse sentido, a cafeína age inibindo a enzima fosfodiesterase que bloqueia a ação do AMP-c, um sinalizador que ativa a hidrólise (quebra) de gordura (pela ativaçãoda lipase hormônio sensível). A Cafeína não faz ...