Pular para o conteúdo principal

Sua avó tinha razão


Lembra quando a gente era criança e na hora da refeição sua avó dizia: Menino, come primeiro a saladaaaa!!!!

Bom, no fundo ela tinha razão!! Sem saber ela fazia com que você tivesse uma importante regulação glicêmica.

O estudo de Shukla AP. e colaboradores provou que sua avó estava certa!!

Nesse estudo, homens e mulheres com sobrepeso e com quadro de pré diabetes foram divididos em 3 grupos, onde comiam na seguinte ordem:

GRUPO 1 -  Comia primeiro o CARBOIDRATO (pão de Ciabatta), 10min depois comia a PROTEÍNA (peito de frango grelhado) e em seguida os VEGETAIS E SALADA (alface, tomate, pimentão, repolho roxo, com vinagre balsâmico e azeite de oliva). 
 
GRUPO 2 - Comia primeiro a PROTEÍNA, em seguida os VEGETAIS E SALADA e 10 min depois o CARBOIDRATO.
 
GRUPO 3 - Comia primeiro os VEGETAIS E SALADAS, após 10 min a PROTEÍNA e depois O CARBOIDRATO. As refeições tinham a mesma quantidade de calorias e com a mesma composição nutricional. Para avaliar os resultados, foi coletado sangue no início da refeição e a cada 30 min após esta primeira coleta , sendo a última coleta 3 horas após o início. 
 
RESULTADOS – Foi observado uma diminuição de 40% no pico de glicose, junto com uma redução significativa no pico de insulina no GRUPO 3. 
 
Isso mostra que o controle calórico e de macronutrientes, bem como a ordem em que são consumidos em uma refeição afeta de maneira significativa no controle da glicemia pós-prandial.
 
Tá vendo?? Ouça a vovó e comece a comer pela salada e vegetais! Sua avó tinha toda razão hahaha


Referência: Shukla, A., Dickison, M., Coughlin, N., Karan, A., Mauer, E., Truong, W., Casper, A., Emiliano, A., Kumar, R., Saunders, K., Igel, L. and Aronne, L. (2018). The impact of food order on postprandial glycaemic excursions in prediabetes. Diabetes, Obesity and Metabolism, 21(2), pp.377-381.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACNE E ALIMENTAÇÃO

Você está quase pronto (a) para sair, se olha no espelho, vê uma bolinha avermelhada e diz: “Puuuts, uma espinha logo agora??”  Creio que a maioria das pessoas já passaram por isso. Mas como controlar a acne? Isso é possível com a alimentação? A acne pode ser causada por diversos fatores: hormonais, genéticos, psicológicos, inflamações, infecções e até mesmo alterações na microbiota intestinal. Falando de alimentação, sabemos que determinados alimentos estimulam a produção de alguns hormônios que podem gerar acne e que o aparecimento da acne está fortemente relacionado com o aumento da atividade da glândula sebácea.  O QUE EVITAR DE COMER? As pessoas que possuem acne devem controlar a ingestão de leite e derivados, pois estes estimulam o aumento de IGF-1* e de insulina. Elevações dos níveis de insulina levam ao aumento da concentração de IGF-1, proporcionando uma maior atividade da enzima 5-alfa-redutase* que converte a testosterona em um hormônio mais po...

Sou Nutricionista e amo o que faço

Sou Antonio Felipe Contiero de Souza, nasci no dia 12 de junho de 1995 em Valinhos, concluí o ensino fundamental e o ensino médio pela rede SESI de estudo. Sou graduado em nutrição pela Universidade Paulista (UNIP). Tomei a decisão de me tornar nutricionista devido a minha paixão por bem estar e vida saudável. A recuperação, promoção e manutenção da saúde me amarra, me anima muito, bem como tudo que envolve vida com prosperidade, principalmente mental e física, pois com isso temos força para lutar por nossos objetivos. Sem amor e sem servir não é possível viver Amo o que faço e quero contribuir para que cada vez mais pessoas em qualquer faixa etária, com suas rotinas diárias, entendam e possam usufruir de uma vida plena, que valia a pena em todos os sentidos... A incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a obesidade, diabetes, hipercolesterolemia, entre outras, tem aumentado significativamente, relacionando-se diretamente com a ausência de ...

Afinal, a cafeína ajuda no emagrecimento?

Cafeína e sua atuação na perda de peso Suplementos considerados termogênicos são muito utilizados por praticantes de atividade física. São compostos por substâncias que agem em conjunto: extrato fitoterápicos com ação lipolítica e termogênica, ervas diuréticas, tendo como substância base a cafeína anidra. Entre os vários efeitos da cafeína sob o organismo está sua ação nos adipócitos (células que armazenam gordura), onde age no mecanismo intracelular da lipólise, ou seja na QUEBRA de gordura. Desafio O processo de queima de gordura é complexo, onde primeiro é preciso que haja a QUEBRA da gordura (triacilglicerol) em ácido graxo no tecido adiposo para que depois aconteça a QUEIMA de gordura (β-oxidação) nas mitocôndrias, onde é então utilizada como energia. Nesse sentido, a cafeína age inibindo a enzima fosfodiesterase que bloqueia a ação do AMP-c, um sinalizador que ativa a hidrólise (quebra) de gordura (pela ativaçãoda lipase hormônio sensível). A Cafeína não faz ...